sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Giovanni Aldini, O Original "Doutor Frankestein"


Giovanni Aldini (Bolonha, 10 de abril de 1762 - Milão, 17 de janeiro de 1834), foi um físico italiano, irmão do Conde Antonio Aldini e sobrinho de Luigi Galvani, cujo tratado sobre eletricidade muscular foi editado por ele, com notas, em 1791.

Tornando-se professor de Física em Bolonha em 1798, seu trabalho científico foi focado principalmente no galvanismo e suas aplicações médicas, incluindo assim a construção e iluminação de faróis, bem como experiências para a preservação da vida humana e objetos materiais frente a destruição pelo fogo. Giovanni ajudou a montar um grupo de cientistas em Bolonha para fazer experimentos nesta área, envolvendo o uso terapêutico de correntes elétricas. Esses experimentos levaram Giovanni a criar um dos mais macabros espetáculos já vistos. 

Viajando por toda a Europa, Giovanni coreografou inúmeras e horríveis mostras teatrais. Multidões pagavam para assistirem com olhares horrorizados enquanto Giovanni eletrificava uma variedade de partes de pedaços humanos e animais. Giovanni promovia manifestações espetaculares e arrepiantes, produzindo convulsões espasmódicas dos músculos de braços, pernas e contrações dos músculos faciais de cabeças humanas decepadas. Usando os restos decepados de animais e seres humanos e a corrente elétrica de uma bateria poderosa, Giovanni fazia com que olhos virassem, mandíbulas se abrirem e dentes rangessem. 


Um espetáculo verdadeiramente apavorante, testemunhas relatavam não conseguir afastar a sensação de que as "vítimas" realmente tinham acabado de ser trazidas de volta à vida, apenas para sofrer novamente. 

A fama de Giovanni cresceu exponencialmente após uma demonstração que fez em 1803 no Royal College of Surgeons, em Londres, Inglaterra. Na ocasião, Giovanni usou a eletricidade no corpo de um criminoso chamado George Foster, que havia sido executado por enforcamento. Os experimentos de Giovanni provocaram contrações musculares no cadáver e espanto e horror na audiência. Algumas pessoas chegaram a exigir um novo enforcamento do homem, já que ele tinha "voltado à vida".


Em sua época, ele não foi considerado um "cientista louco" especialmente porque que o imperador da Áustria, em reconhecimento das suas realizações, fez de Giovanni um cavaleiro da Coroa de Ferro e conselheiro de estado de Milão, local onde veio a falecer posteriormente. Além disso, utilizando o método do galvanismo, Giovanni foi capaz de tratar pessoas com doenças mentais tais como a esquizofrenia e também a depressão crônica, utilizando estímulos elétricos cerebrais para o tratamento dessas doenças. Por tal feito, Giovanni tornou-se um dos pioneiros neste tipo de tratamento que foi aperfeiçoado com os anos e ainda é um dos mais eficazes no tratamento de doenças mentais por oferecer baixo risco a saúde.

Os seus experimentos inusitados como a animação de cadáveres humanos e animais lhe garantiram inúmeros apelidos, inclusive esses experimentos foram a inspiração para a criação do tão famoso Frankenstein.


fontes: http://listverse.com/
wikipedia
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.