segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Uri Geller



Uri Geller era um paranormal que se tornou famoso nos anos 70 ao aparecer em programas televisivos realizando supostas demonstrações de seus poderes: telecinese, rabdomancia e telepatia. Tais demonstrações incluíam dobrar colheres, identificar objetos ocultos e parar ou acelerar ponteiros de relógios à distância.

Nascido em 20 de dezembro de 1946, Geller é um israelense naturalizado britânico. Aos 4 anos de idade, enquanto brincava no jardim de um vizinho, Geller foi atingido por uma bola de luz que desceu do céu jogando-o no chão. Poucos dias depois, durante a refeição, a colher com que ele comia sopa se dobrou ao meio. E as duas colheres seguintes também. Ele atribuiu isso ao incidente com a bola anteriormente. E passou a acreditar que a bola lhe havia concedido incríveis poderes. Assim nasceu um prodígio da natureza, um vidente. Em resumo nasceu uma estrela do show business.

No início dos anos setenta, depois de ter lutado no exército israelense, Geller iniciou sua carreira como mágico que, eventualmente, alavancou sua fama internacional. Suas aparições na televisão espanhola nos anos setenta são míticas. O mundo se rendeu a seus pés. Aparições em larga escala na TV, milhões em contas bancarias ao longo dos anos e tudo isso cercado de muito mistério.

Em 1973 ele participou do programa "The Tonight Show" com Johnny Carson. No programa ele deveria demonstrar o seu poder dobrando colheres e parando relógios com o pensamento, mas falhou em todas as tentativas. Geller alegou na ocasião que o seu poder não podia ser ligado e desligado quando queria, e não estava se sentindo bem. Mas outras fontes acreditam que Carson, juntamente com James Randi, trocaram as colheres que Geller usaria, suspeitando que ele "preparava" as colheres antes das demonstrações.


São muitos os seus críticos, entre os quais se destaca James Randi, canadense radicado nos Estados Unidos, que ganha a vida desmascarando, supostos paranormais, médiuns e santos que choram sangue. Sua carreira de "caçador de paranormais" deslanchou nos anos 70, quando desmascarou Geller, que nunca foi capaz de demonstrar seus poderes em ambientes que não tivessem sido preparados antes por ele proprio e seu empresario.

Segundo Randi, Geller não seria dotado de paranormalidade. Para sustentar sua tese, Randi produziu os truques de Geller ao vivo na TV, demonstrando que tudo não passava de ilusionismo e repetiu várias vezes os experimentos, obtendo os mesmos resultados surpreendentes, mas sempre afirmando ter usado apenas truques e ilusionismo. Randi, tambem escreveu um livro e numerosos artigos demonstrando que Geller é uma fraude, e que os seus atos não passam de truques de mágico. O ilusionista, Criss Angel ofereceu 1 milhão dólares para Uri Geller e Jim Callahan se eles pudessem psiquicamente determinar o conteúdo dentro de um envelope que ele tinha na mão. A oferta foi recusada. 

Durante a década de 70, Geller foi foco de muita pesquisa paranormal, incluindo um conhecido estudo do Instituto de Pesquisa de Stanford que alegou validos seus poderes. E em muitas ocasiões Geller tentou usar este estudo (considerado falho na melhor das hipóteses por peritos em magia e ciência patológica) como prova em tribunais contra os seus adversários, particularmente contra Randi. Ele também levou varias outras pessoas que alegavam que ele não possuía poderes paranormais aos tribunais, mas acabou perdendo em todas as causas.

Segundo alguns escritores, incluindo o cético Martin Gardner (especialista em técnicas mágicas), o dom de Geller é bastante superficial e medíocre, e toda a sua reputação se apoia na afirmação de poderes psíquicos, permitindo-lhe uma saída se um truque falhar, algo que acontece muitas vezes na presença de um público cético.

Certo dia enquanto andava pelo centro de Tóquio, Geller, decidiu visitar uma loja enorme cheia de brinquedos e merchandising da saga Pokémon. Lá, acabou descobrindo a existência de "Ungeller", pokemon que no Ocidente foi batizado de Kadabra (evolução de Abra). Em seguida, ele tentado obter algum lucro, fez uma denuncia. Segundo sua denúncia, ele foi assediado por centenas de fãs japoneses que gritavam seu nome e pediam-lhe para assinar a carta com o Pokemon em questão. Não demorou muito para perceber (no intendimento dele) que a Nintendo poderia ter feito uso indevido de sua imagem e que as colheres dobradas pareciam ter ligação diretamente com ele.


Ungeller ou Kadabra na Europa, é um Pokémon com poderes psíquicos e que em um de seus estados evolutivos que carrega duas colheres dobradas usado como uma arma. Também tem uma estrela na testa e um tipo de pictograma que emula três raios na barriga.

Geller processou a Nintendo por fazer dinheiro usando o seu nome e a sua imagem, e também para apresentar uma versão caluniosa dele pois, segundo ele, os raios na barriga e a estrela na testa de Pokemon representam uma clara referência ao SS nazista. E para considerar-se satisfeito e firmar as pazes com a Nintendo, ele pediu ele queria somente 100 milhões de dólares. A denuncia foi feita, mas acabou sendo rejeitada, porque percebeu que essa historia não passava de uma tentativa de fazer fortuna com algo que mais parece uma coincidência ou homenagem.

Atualmente Uri Geller não se diz um paranormal. Hoje se dedica a vender jóias com seu design em um canal de vendas diretas pela televisão.


             http://rationalwiki.org/
             Wikipedia
Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.