sexta-feira, 20 de junho de 2014

Preta




Preta é o nome de um tipo de criatura sobrenatural, descrita nos textos budistas, hindus, sikhs, e jainistas como um tipo de fantasma que tem um sofrimento extremo de fome e sede. 

No hinduísmo uma Atma ou "Alma" é obrigado a renascer após a morte em um corpo composto por cinco ou mais elementos. Mas os Pretas são compostos apenas de ar e Akaash (matéria escura ou espaço), dois dos cinco elementos (ar, água, matéria escura (Espaço), Fogo e Terra) que constituem um corpo na Terra ou qualquer outro planeta. Apesar disso, eles são considerados seres reais. 

Eles são descritos como tendo pele semelhante à humana mumificada, com membros estreitos, barrigas enormemente dilatadas, pescoços longos e finos e expressão de profunda depressão. Esta aparência é uma metáfora para a sua situação mental: eles têm enorme apetite, simbolizado por suas barrigas gigantescas, mas uma capacidade muito limitada para satisfazer esse apetite, simbolizado por seus pescoços esguios.


Acredita-se que Pretas são pessoas que em outra vida foram pessoas compulsivas, fraudulentas, ciumentas ou gananciosas, falsas ou corrompidas. Como resultado de seu karma, eles estão afligidos com uma fome insaciável de uma substância ou objeto particular. Geralmente essa fome é por algo repugnante ou humilhante, como cadáveres humanos ou fezes, embora em histórias mais recentes, essa fome pode ser por qualquer coisa, por mais bizarra.

Eles habitam lugares desertos da terra ou em resíduos, e variam de acordo com a situação de seu karma passado. Alguns deles conseguem comer um pouco, mas dificilmente encontram comida. Outros podem encontrar comida e bebida, porem é muito difícil conseguir engolir. Outros sentem a comida que comem explodir em chamas, enquanto engolem. E outros assim que encontram algo comestível ou potável e o desejam, veem apodrecer ou secar diante de seus olhos. E como resultado, eles estão sempre com fome.

Além da fome, Pretas sofrem de calor e frio imoderado; eles acham que até a lua queima-os no verão, e o sol congela-os no inverno. O sofrimento dos Pretas, muitas vezes se assemelham aos condenados do inferno, e os dois tipos de ser são facilmente confundidos. A distinção mais simples é que os seres do inferno estão confinados ao seu mundo subterrâneo, enquanto pretas são livres para se mover pela terra.


Eles são invisíveis aos olhos humanos, mas alguns acreditam que eles pode ser discernido por seres humanos em certos estados mentais. 

Na arte japonesa, Pretas são muitas vezes representado como seres humanos magros, com abdome concavo, bocas e gargantas desumanamente pequenas. Eles são freqüentemente mostrado lambendo água derramada em templos ou acompanhados de demônios que representam sua agonia pessoal. Tambem podem ser mostrados comendo bolas de fumaça ou fogo.

No Japão, a preta é traduzido como Gaki (japonês: 饿鬼 "fantasma faminto"). Desde 657, alguns budistas japoneses atribuiram um dia especial em meados de agosto para lembrar o gaki. Através de tais ofertas e lembranças (segaki), acredita-se que os fantasmas famintos pode ser liberado de seu tormento. Na língua japonesa moderna, a palavra Gaki é muitas vezes usado para significar criança mimada, ou pirralho. 

Geralmente podem ser considerados inofensivos para os mortais, a menos que seu desejo seja direcionado para algo vital, como o sangue. No entanto, em algumas tradições, Pretas tentam impedir os outros de satisfazer seus próprios desejos por meio de magia, ilusões ou disfarces. Eles também podem ficar invisível ou alterar os seus rostos para assustar os mortais. 

Por serem vistos como seres infelizes, em alguns mosteiros budistas, os monges deixam oferendas de comida, dinheiro ou flores para eles antes das refeições.

Gostou do post? Então deixe seu comentário querido bizarrinho! Ele será bem vindo! Compartilhe nossos posts no Facebook e em outras redes-sociais e ajude o Meu Monstrinho Bizarro a crescer :)

2 comentários:

  1. Grande texto...eu desconhecia completamente essas lendas...Na parte que fala que Pretas são pessoas que em vidas passaras foram gananciosas, eu pensei o seguinte: Na próxima geração haverão muitas dessas criaturas, afinal olha o nível de ganância que o ser humano está hj em dia...

    ResponderExcluir
  2. Eu também desconhecia essa lenda.
    Boa ela!

    ResponderExcluir

Saudações Bizarrinhos!
*Tentem dar sua opinião sem xingar ou ofender as pessoas e comentários anteriores ao seu.
*Sejam educados ao notificar algo de errado aqui no blog, pois do mesmo jeito que você for mal educado eu serei com você.
*Não façam comentários a cerca de religião, pois eu sou ateia e muita gente que aparece aqui também é comentários desse tipo sempre geram discussões desnecessárias.
*Aproveite que esta comentando e deixe sua sugestão de postagem também, guardarei com carinho a sugestão na minha lista de postagens.